Tendo em vista que estamos começando a trabalhar com uma nova IDE, não tão diferente do NetBeans, resolvi criar esta postagem para mostrar que o Eclipse te auxilia no desenvolvimento, evitando se intrometer e fazer muita mágica.
O Eclipse possui diversas funcionalidades muito úteis e todas elas podem ser acessadas por meio de atalhos de teclado. Dentre eles, os mais importantes são: Control + Espaço, Control + 1, Control + 3, Control + Shift + O.
- UTILIZANDO O CTRL + ESPAÇO
Já conhecemos este atalho do NetBeans. Ele te ajuda a autocompletar nomes de métodos, classes, variáveis e podemos ainda ir muito além.
Ao declarar uma variável do tipo ProgramaTeste, após dar o espaço para digitar o nome da variável, pressione Ctrl + Espaço e a IDE irá sugerir nomes para a variável.
O Ctrl + Espaço pode ativar muitos dos templates proporcionados pelo Eclipse, como a declaração do método main.
Ou até mesmo o forEach. Basta digitá-lo e pressionar
Control + Espaço
que será estruturado um enhanced-for, sugerindo utilizar a array ou collection do escopo mais próximo.- UTILIZANDO O CTRL + 1
O Ctrl + 1 é o famoso QuickFix. Na minha opinião é a funcionalidade mais eficiente da IDE, porém ainda é pouco conhecida. Ele não serve apenas para dar sugestões quando algum erro de compilação ocorre como no tratamento de exceções.
Também serve para criar classes que ainda não existem.
Ao declararmos um novo atributo e pressionarmos Ctrl + 1, ele irá sugerir a criação automática de getters e setters.
Outra de suas funções é a criação de variáveis e atributos. Não precisamos nem mesmo declarar a variável, pois o Ctrl + 1 faz isso para a gente.
- UTILIZANDO O CTRL + SHIFT + O
Este atalho é bem simples e extremamente útil. Quem nunca passou por um momento em que estamos programando e acabamos por perceber que importamos Classes e Pacotes que nem estão sendo utilizando no programa ou que ainda é necessário importar mais Pacotes e mais Classes pra que tudo funcione corretamente ?
Simples, utilize o Ctrl + Shift + O. Ele retira do seu código todos os imports inúteis e também adiciona imports necessários.
Veja como exemplo a seguinte classe que esta importando outras duas classes que não estão sendo utilizadas no programa (IOException, ArrayList) e que precisa importar ProgramaTeste e Teste.
- UTILIZANDO O CTRL + 3
Este atalho pode fazer todo o restante. Ele basicamente é uma ferramenta de busca.
Você pode gerar getters e setters, construtores e até buscar por trechos de código no seu programa. Conforme você usa o Ctrl + 3, o Eclipse memoriza as opções mais buscadas e da próxima vez que fizer uma busca elas estarão ordenadas de acordo com sua utilização.
Experimente criar os getters e setters para os atributos da classe a seguir.
Ela possui muitos atributos e escrever estes métodos à mão pode ser um trabalho muito maçante. Por isso, utilize o Ctrl + 3 e digite ggas (Generate Getters And Setters) e pressione Enter.
Na tela que será aberta, escolha para quais atributos você deseja criar os métodos de get e set e clique em OK.
Perceba que todos os métodos foram criados para todos os atributos selecionados.
Podemos até gerar construtores de acordo com os atributos da classe. Para isso pressione o Ctrl + 3 e busque por gcuf (Generate Constructor Using Fields), clique Enter.
Escolha quais serão os parâmetros do construtor e pressione OK.
E assim o construtor com os parâmetros desejados foi criado.
Tentei mostrar aqui algumas das funcionalidades mais úteis da IDE Eclipse. Com estes atalhos é possível programar de forma mais rápida e dinâmica. Continuem pesquisando sobre o assunto e caso necessário utilize o atalho Ctrl + Shift + L que exibe todos os atalhos existentes na IDE.
0 comentários