07/03/2015




Muitos ainda estão em dúvida se devem utilizar a IDE Eclipse ou Android Studio para o desenvolvimento de Projetos para Android Mobile. Portanto, neste post listarei algumas das Vantagens e Desvantagens da IDE proporcionada pela Google comparada com o Eclipse + ADT (Android Developer Tools).

O Android Studio, lançado em 2013 no Google I/O, é uma IDE para desenvolvimento na plataforma Android baseado no Intelij Community Version e provê um ambiente de desenvolvimento com debugs, testes e profile multiplataforma para Android.

- DESVANTAGENS

1. Podemos notar que ocorreram diversas modificações quanto a estrutura de diretórios nos Projetos. Note a estrutura de Projetos no Android Studio.





Agora compare com o Eclipse + ADT.



Elas são completamente diferentes, sendo assim, o usuário que esta migrando de uma IDE para outra pode ter algumas dificuldades durante o período de adaptação.

Essa diferença estrutural ocorre pelo fato do Android Studio utilizar a Estrutura de Gradle que nos facilita a importação de diversas bibliotecas e arquivos ".jar", mas acaba deixando a Estrutura de Projeto um pouco mais "poluída".


2. Outro pequeno detalhe, mas que pode ser um tanto irritante quando é necessário comparar diversos projetos é que o Android Studio não permite a abertura de dois ou mais projetos na mesma janela. Para isso seria necessário abrir o novo projeto em uma nova janela ou substituir a atual.



3. Por possuir grandes melhorias visuais, design mais interativo e previews de layouts mais bem feitos e mais precisos, o consumo de CPU e Memória são aumentados em relação ao Eclipse.


- VANTAGENS


1. Sua interface é muito mais atraente e possui um leque de schema bastante considerável, podendo utilizar diversos "Look and Feel", como o tema Darcula, que funciona como uma versão noturna da IDE (Background Escuro) muito mais confortável aos olhos.



2. Também é possível customizar os atalhos de teclado, de forma que sejam iguais a outras IDE, como o Eclipse ou NetBeans. Diminuindo o impacto ao usar a ferramenta.

3. O recurso de auto-complete, "Control + Espaço", esta ainda mais rápida e mais inteligente do que no Eclipse e NetBeans, não sendo necessário pressionar Ctrl + Espaço para que as sugestões sejam mostradas, tornando o desenvolvimento mais dinâmico.

4. preview de layouts está muito mais robusto do que aquele existente no Eclipse. Sendo possível visualizar diferentes layouts em telas dos mais diversos aparelhos simultaneamente. 

5. Ainda é possível selecionar idiomas, temas, versões do Android e resoluções para validar arquivos strings e recursos visuais em diversas situações.

6. A criação dos layouts também esta mais rápida e mais precisa do que a existente no Eclipse. Possuindo a funcionalidade de "Drag and Drop" (arrastar e soltar views no layout) acompanhado do preview, acaba deixando a criação de interfaces e designs muito mais amigável e agradável.

7. O Android Studio traz exemplos de projetos prontos para que o desenvolvedor se baseie neles ou continue o desenvolvimento.

8. O software se integra com diferentes repositórios como Subversion, GitHub, Mercurial, CVS, Git e GoogleCloud de maneira rápida, simples e sem necessidade de downloads externos.


Depois de tudo que foi dito anteriormente podemos perceber que o Android Studio é bastante superior ao Eclipse, mas essas suas grandes vantagens acarretam o grande uso de CPU e Memória. 

0 comentários