Muitos ainda estão em dúvida se devem utilizar a IDE Eclipse ou Android Studio para o desenvolvimento de Projetos para Android Mobile. Portanto, neste post listarei algumas das Vantagens e Desvantagens da IDE proporcionada pela Google comparada com o Eclipse + ADT (Android Developer Tools).
O Android Studio, lançado em 2013 no Google I/O, é uma IDE para desenvolvimento na plataforma Android baseado no Intelij Community Version e provê um ambiente de desenvolvimento com debugs, testes e profile multiplataforma para Android.
- DESVANTAGENS
1. Podemos notar que ocorreram diversas modificações quanto a estrutura de diretórios nos Projetos. Note a estrutura de Projetos no Android Studio.
Agora compare com o Eclipse + ADT.
Elas são completamente diferentes, sendo assim, o usuário que esta migrando de uma IDE para outra pode ter algumas dificuldades durante o período de adaptação.
Essa diferença estrutural ocorre pelo fato do Android Studio utilizar a Estrutura de Gradle que nos facilita a importação de diversas bibliotecas e arquivos ".jar", mas acaba deixando a Estrutura de Projeto um pouco mais "poluída".
2. Outro pequeno detalhe, mas que pode ser um tanto irritante quando é necessário comparar diversos projetos é que o Android Studio não permite a abertura de dois ou mais projetos na mesma janela. Para isso seria necessário abrir o novo projeto em uma nova janela ou substituir a atual.
3. Por possuir grandes melhorias visuais, design mais interativo e previews de layouts mais bem feitos e mais precisos, o consumo de CPU e Memória são aumentados em relação ao Eclipse.
- VANTAGENS
1. Sua interface é muito mais atraente e possui um leque de schema bastante considerável, podendo utilizar diversos "Look and Feel", como o tema Darcula, que funciona como uma versão noturna da IDE (Background Escuro) muito mais confortável aos olhos.
2. Também é possível customizar os atalhos de teclado, de forma que sejam iguais a outras IDE, como o Eclipse ou NetBeans. Diminuindo o impacto ao usar a ferramenta.
3. O recurso de auto-complete, "Control + Espaço", esta ainda mais rápida e mais inteligente do que no Eclipse e NetBeans, não sendo necessário pressionar Ctrl + Espaço para que as sugestões sejam mostradas, tornando o desenvolvimento mais dinâmico.
4. O preview de layouts está muito mais robusto do que aquele existente no Eclipse. Sendo possível visualizar diferentes layouts em telas dos mais diversos aparelhos simultaneamente.
5. Ainda é possível selecionar idiomas, temas, versões do Android e resoluções para validar arquivos strings e recursos visuais em diversas situações.
6. A criação dos layouts também esta mais rápida e mais precisa do que a existente no Eclipse. Possuindo a funcionalidade de "Drag and Drop" (arrastar e soltar views no layout) acompanhado do preview, acaba deixando a criação de interfaces e designs muito mais amigável e agradável.
7. O Android Studio traz exemplos de projetos prontos para que o desenvolvedor se baseie neles ou continue o desenvolvimento.
8. O software se integra com diferentes repositórios como Subversion, GitHub, Mercurial, CVS, Git e GoogleCloud de maneira rápida, simples e sem necessidade de downloads externos.
Depois de tudo que foi dito anteriormente podemos perceber que o Android Studio é bastante superior ao Eclipse, mas essas suas grandes vantagens acarretam o grande uso de CPU e Memória.
0 comentários