Pontos de Estudos:
Pré-Modernismo
Modernismo em Portugal
Vanguardas Europeias
Fernando Pessoa
*Linha do Tempo Literária Portuguesa e Brasileira
Pré-Modernismo
Período literário de transição influenciado pelos vários avanços científicos e tecnológicos da época, inicio do séc XX. Chamado de Pré-Modernismo o período foi marcado por uma transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas (Transição entre o Simbolismo e o Modernismo).
Contexto:No Brasil havia a politica do "Café com Leite" nesse período enquanto na Europa havia uma preparação para a guerra.
Principais Artistas Brasileiros:
Euclides da Cunha: Escritor à favor da República, escreveu grandes obras sendo a mais famosa "Os Sertões" que fora inspirada na Revolta dos Canudos na Bahia e descrevia a realidade do nordestino brasileiro.
Lima Barreto: Escritor com estilo simples e comunicativo e relatava a realidade da sociedade carioca da época, considerado um dos maiores nomes da Literatura Brasileira, dentre suas obras temos como principal o "Triste Fim de Policarpo Quaresma".
Monteiro Lobato: Considerado o maior nome da Literatura Infantil, Lobato era cronista, contista e tradutor.Escreveu grandes obras dentre elas o conto "Negrinha" (Obra de tom irônico e triste em relação à escravidão) , "Urupês" e livros infantis.
Vanguardas Europeias:
Manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, que vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.Todos os movimentos tinham como objetivo o questionamento, a quebra de padrões tradicionais e a criação de padrões estéticos coerentes a nova realidade vivida.
Contexto: Na Europa havia o surgimento de um sentimento nacionalista, progresso das potências mundiais e disputa de poder.
Principais Correntes:
Futurismo (França e Itália): Corrente que louvava o Mundo Moderno.
Na literatura tinham as características:
Destruição da sintaxe e a disposição das palavras em liberdade.
Emprego do verbo no infinitivo;
Abolição dos adjetivos e dos advérbios;
Emprego do substantivo duplo;
A abolição da pontuação, que seria substituída por sinais;
A destruição do eu psicologizante.
Expressionismo (Alemanha): Caracterizada pela expressão do eu "subjetivo" operando de dentro para fora.
Na literatura tinham as características:
Linguagem fragmentada;
Despreocupação da organização do texto em estrofes, com emprego de rimas, etc;
Combate à fome, à inércia e aos valores do mundo burguês;
Sensação de importância diante de "um mundo sem alma";
A ênfase na interioridade, no eu, nos sentimentos;
A deformação grotesca do mundo, pessimismo;
A arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre. Expressão dos sentimentos;
Arte sem obstáculos convencionais e desvinculação do belo e feio;
Realidade do artista é horrível por isso ele a deforma ou elimina.
Cubismo (França): Representava o objeto de um ponto de vista relativo. O cubismo fazia ver simultaneamente.
Na literatura tinham as características:
Fragmentação da realidade;
A superposição e simultaneidade de planos;
Reunir assuntos aparentemente sem nexo;
Mistura de assunto, tempo e espaço;
Ilogismo;
Humor;
Instantaneísmo;
Linguagem predominantemente nominal.
Dadaísmo (Suíça): Repudiavam o bom senso.
Na literatura tinham as características:
Desordem, improvisação;
Livre associação de palavras (técnica da "escrita automática");
Rejeição a qualquer tipo de racionalização e equilíbrio;
Invenção de palavras com base no significante;
Técnica do ready-made ( o "já pronto", que será reutilizado).
Surrealismo (França): Experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho.
Na literatura tinham as características:
O automatismo artístico consiste em extravasar os impulsos criadores do subconsciente, sem nenhum controle da razão ou do pensamento, ou seja, pôr no papel os desejos interiores profundos, sem se importar com coerência, significados, adequação, etc. "escrita automática";
Busca a transposição do universo onírico para o plano artístico;
Ilogismo, devaneio, o sonho, loucura, humor negro, imagens surpreendentes, o impacto do inusitado, etc. Rejeição ao mundo burguês, mercantil e moralista.
Fernando Pessoa
É o mais universal poeta português valorizado por trazer a "arte pela arte" (autonomia da arte) e caracterizado por seus Heterônimos (Máscaras) que eram identidades construídas pelo próprio autor fazendo assim um fingimento durante as obras, assim o autor ortônimo (o que viveu realmente) olhava o mundo de várias maneiras e era muitas vezes confundido com seus Heterônimos.
Fontes:
Slides da Professora
0 comentários